As aulas de hidropilates vão aplicar os princípios do pilates na água

A Piscina Terapêutica da Universidade Católica de Pelotas - UCPel e do Hospital Universitário São Francisco de Paula – HUSFP traz a Pelotas modalidade inédita que promete melhorar a postura, reforçar a musculatura e ainda promover o alívio de dores: o hidropilates.  Entre os dias 9 e 13 de maio a atividade terá aulas experimentais exclusivas para colaboradoras das duas instituições em comemoração ao dia das mães e, logo após, passará a ser oferecida à comunidade em geral.

Conforme a fisioterapeuta e professora Daniela Gomez Martin, a atividade une os princípios básicos do pilates com o meio aquático. “Sabemos da existência das propriedades físicas da água como pressão hidrostática para a diminuição dos inchaços; o aumento da temperatura entre 32 e 33°C que promove relaxamento muscular e alívio de dores; a força do empuxo diminui o peso corporal e permite melhora do deslocamento para diversas atividades”, avalia.

Durante a aula vários níveis de dificuldade são aplicados aos exercícios, explica Daniela. “Os praticantes iniciam com exercícios de contração abdominal, costas e respiração e vão evoluindo com movimentos combinados de pernas, braços e tronco”, diz. A atividade pode ser praticada principalmente por pessoas que buscam melhora postural; com pós-operatório em joelho, quadril e com dores na coluna. Também é indicada para quem deseja ganhar força, relaxar a musculatura e ainda melhorar a capacidade respiratória.

A Piscina Terapêutica oferece ainda as modalidades de hidroterapia, hidroginástica e natação para convênios, particulares, colaboradores das duas instituições, além de atender pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS exclusivamente na hidroterapia.

Outras informações sobre valores e horários podem ser obtidas através do telefone (53) 2128.8518. A piscina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h30 e fica localizada no Campus Dr. Franklin Olivé Leite da UCPel, na Av. Fernando Osório, nº. 1586.

Aulas experimentais para colaboradoras do HUSFP e UCPel

As colaboradoras do HUSFP e UCPel que tiverem interesse de conhecer o hidropilates podem agendar aula experimental, comemorativa ao dia das mães, entre os dias 09 e 13 de maio nas seguintes datas e horários: dias 10 e 11, das 12h às 12h50, e para os dias 09 e 13, das 17h às 17h50 e das 18h às 18h50. O número de alunos para cada turma é limitado.