Oficialmente, a obra será conhecida nesta terça-feira (13). Mas desde o início do ano letivo, usuários da Clínica Fisioterápica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) podem contar com um recurso que tem incrementado o atendimento disponibilizado no local. Trata-se da piscina terapêutica do curso de Fisioterapia, que será inaugurada em cerimônia às 11h, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite (avenida Fernando Osório, 1.586). A atividade é aberta à comunidade.
Além de somar benefícios a técnicas já utilizadas na Clínica para tratar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particulares, a piscina também fomenta a qualificação do ensino dos acadêmicos. De acordo com a coordenadora Patrícia Giusti, a implantação do projeto é a resposta da graduação à sugestão que o Ministério da Educação (MEC) fez durante uma de suas visitas de avaliação, relacionada à construção de uma piscina própria. Na época, o curso era conveniado a um clube da cidade para subsidiar as aulas das disciplinas de Hidroterapia, do sétimo semestre, e Estágio Supervisionado 5, do nono semestre. “Com essa piscina adaptada às necessidades dos pacientes, é possível desenvolver um trabalho mais eficaz, voltado tanto para a reabilitação quanto para a prevenção da saúde”, explicou Patrícia. Em suma, ao tratar de lesões esportivas, ortopédicas e até neurológicas, a hidroterapia permitirá o progresso dos movimentos pela água, com resultados muito melhores que os obtidos fora dela.
A piscina em profundidade
O novo recurso da Clínica Fisioterápica conta com rampa de acesso, escada, piso antiderrapante, corrimão, desnível para o tratamento de determinadas patologias, turbilhão para hidroterapia e três vidros laterais pelos quais os acadêmicos poderão acompanhar o movimento dos usuários dentro d’água. O controle da temperatura também será efetuado constantemente, já que a água deverá ser mantida sempre aquecida. Além dos tratamentos individuais, haverá atividades direcionadas a grupos de idosos, crianças e gestantes. Estima-se que, por semestre, cerca de 80 alunos, em média, participarão das aulas práticas que incluem tratamentos na piscina.
Fonte: UCPel