O Programa de Prevenção à Violência (PPV) prepara, pelo segundo ano consecutivo, uma caminhada em alusão ao Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em nível mundial em 26 de junho, sábado que vem, a data foi instituída pela ONU em 1987. A concentração ocorrerá no Largo Edmar Fetter, às 10h30min, e os participantes, que deverão usar alguma peça de roupa na cor branca, percorrerão o entorno da praça Coronel Pedro Osório, símbolo do coração da cidade.

“Trata-se de um ato simbólico para demonstrar que a grande maioria das pessoas é sensível ao atual dilema causado pelo uso de drogas e é partidária da cultura da paz”, comentou a coordenadora do PPV, Júlia Frio. Ela disse que, além de todas as entidades parceiras integrantes do Comitê Municipal serem convidadas a enviar equipes representativas para o evento, o convite se estende a todos que estiverem em Pelotas no dia 26.

Àqueles que não possam estar presentes na caminhada, o PPV sugere que vistam uma peça de roupa branca ou coloquem um lenço branco, mesmo que seja para trabalhar ou se divertir, e também coloquem um lençol ou pano braço na janela de suas casas e apartamentos. Os organizadores solicitam, ainda, que as empresas e escolas incentivem seus funcionários e alunos a usar branco ou a decorar os espaços com balões ou outros acessórios brancos. “O importante é a intenção, é nos unirmos em torno deste motivo em comum: a luta pela paz”, destacou a coordenadora do PPV.

A caminhada tem o apoio da rádio Atlântida FM, mas Júlia Frio ressalta que, quanto mais parceiros melhor, seja por intermédio dos meios de comunicação, contribuindo na divulgação do evento, seja por parte de empresas e escolas ou cidadãos, individualmente. “Se cada um fizer a sua parte, deixaremos a cidade branca por um dia, com o branco da paz, o branco do ‘não às drogas’”, finalizou.