Passados 15 dias da implantação do Programa 6S no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), a Assessoria de Planejamento, Controle e Gestão da Qualidade (APCGQ) realiza a primeira avaliação do processo. Os setores têm até o dia 31 de julho para finalizar a primeira etapa do Programa.

Até o momento, cinco setores realizaram a primeira fase denominada Senso de Utilização. Pronto Atendimento, Comunicação, Controle de Infecção Hospitalar/Gerência de Risco, Cadastros e Informática avaliaram a utilidade imediata dos seus itens na área de trabalho e realizaram o descarte de materiais e equipamentos que não estão em uso no dia a dia, o que permitiu concentrar esforços somente no que é útil para a rotina do setor.

Todos os 33 setores do Hospital devem passar pelo projeto de gestão que visa combater os desperdícios e reduzir os custos da instituição. Eles têm o prazo até 31 de julho para finalizar a primeira etapa, que possui oito encarregados para ajudar na avaliação dos itens a serem descartados. Para o Supervisor da Qualidade, Paulo Menezes Rubin, os objetivos estão sendo alcançados, “há um engajamento nos setores para aplicar essa primeira etapa, as áreas estão saindo da zona de conforto e aproveitando o momento para colocar os materiais em ordem e estão descartando diversos itens que não tinham mais utilização”, afirma.

O QUE É O PROJETO 6S

O 6S é um programa relacionado às melhorias no ambiente de trabalho, que foi desenvolvido no Japão (oriente). É uma filosofia que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. O 6Ss são: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene, Senso de Autodisciplina e Senso de Sustentabilidade.