O Hospital Universitário São Francisco de Paula realizou no último mês a cerimônia de conclusão dos Cursos de Qualificação Pós-Técnico em Instrumentação Cirúrgica e Cuidado Pediátrico Hospitalar. Cerca de 60 alunos foram certificados após ciclo de três meses de aprendizado em sala de aula e estágio em campo no Bloco Cirúrgico do HUSFP e Núcleo Pediátrico.

Os profissionais de Instrumentação Cirúrgica que concluíram a capacitação – pioneira na Região Sul do Estado – no dia 7 de junho, receberam conhecimentos específicos da área, com objetivo de preparar os profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem no Bloco Cirúrgico, conhecendo equipamentos, instrumentos e materiais específicos que são fundamentais em intervenções cirúrgicas.

O curso de Cuidado Pediátrico Hospitalar teve nesta turma, que foi certificada no dia 24 de junho, a primeira oportunidade de aprofundar a temática, abordando conhecimentos e habilidades na área de Pediatria e Neonatologia, assim como Unidade Intensiva e Semi- Intensiva. Além disso, os alunos puderam desenvolver a sensibilidade fundamental neste segmento, aliado a qualidade do atendimento assistencial.

A Para a Coordenadora de Educação Assistencial do HU, Pedagoga Nívia Ferreira, a capacitação contínua é fundamental para todas as profissões, principalmente para os profissionais das áreas da saúde que precisam desse conhecimento para uma correta avaliação e definição da melhor conduta. “Todos os profissionais de enfermagem devem estar preparados para as mais diversas situações, por isso a necessidade da busca por cursos e capacitações que os atualizem sobre as novas diretrizes para determinados procedimentos assistenciais, visando sempre o bem estar do paciente", explica.

Participaram das cerimônias ainda a Gerente Assistencial, Renata Gouvêa Casanova, e os professores homenageados o Técnico de Enfermagem Glênio Ximendes e o Enfermeiro Cristiano Martins, e as Enfermeiras Viviani Aspirot e Suelen Quiroga.

Clique aqui e confira as fotos da turma de Instrumentação Cirúrgica.

Clique aqui e confira as fotos da turma de Cuidado Pediátrico Hospitalar.