O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) recebeu no sábado (24) alunas do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) que desenvolveram um projeto que tem por objetivo estimular a leitura de pacientes e acompanhantes. O projeto é denominado “Carrinhoteca” e possui o intuito de trazer lazer, entretenimento e distração para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
     O projeto foi desenvolvido pelas acadêmicas Méri Schiller, Sheila Silva, Tássia de Matos, Fabiane Peres e Helena da Silva, coordenadas pela professora Letícia Menezes que ministra a disciplina “Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento Social das Empresas” que tem como requisito desenvolver projetos na área social.
     As alunas arrecadaram livros novos e usados e agora estão na última fase de execução que é aplicar a teoria na prática. Durante a primeira visita no HUSFP/UCPel elas apresentaram o projeto aos pacientes e acompanhantes. Segundo Meri Schiller uma das criadoras do projeto, todos foram surpreendidos com a iniciativa e ficaram felizes em ter uma atividade para passar o tempo e ajudar a minimizar a dor e o tempo da terapêutica, “a primeira visita superou nossa própria expectativa” concluiu.
     A idéia inicial era entregar os livros no sábado e recolher no domingo, mas os pacientes sugeriram que ficasse por mais tempo e o pedido foi atendido pelas acadêmicas. O interesse do grupo é a continuidade do projeto, que foi aceito e aprovado pelo HUSFP/UCPel.
     Segundo as alunas, oferecer essas literaturas aos pacientes e acompanhantes é uma forma de ocupar e distrair a mente para que deixem de focar na doença por alguns instantes. Na visão delas isso contribui na recuperação e o SUS precisa ser humanizado, lapidado e necessita de gestores que tenham braços abertos assim como no HUSFP/UCPel, “o nosso "Chico" tem mãos enormes pra dar esse carinho aos nossos pacientes”, enfatizou Méri Schiller.