O isolamento social foi recomendado na cidade de Pelotas para combater o COVID-19. Muitos profissionais trabalham de casa, mas têm aqueles que precisam continuar atuando na linha de frente de combate ao vírus, como os da área da saúde. Pensando nisso o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveu o Projeto Cenáculo – cuidando de quem cuida.

Passado um mês de acolhimento a esses profissionais, o HU fez um balanço das ações positivas do projeto. Segundo Alessandra Peters, responsável pelo Cenáculo no período de acolhimento, alguns profissionais não querem voltar para casa, pois moram com pessoas que pertencem ao grupo de risco, assim estão em distanciamento dos familiares. “A rotina de trabalho permanece a mesma para quem se hospeda aqui, e todo o conforto é oferecido para que se sintam em casa”, afirma Alessandra.

Alguns quartos já foram ocupados desde a abertura do local. No momento, apenas uma colaboradora da área de assistência permanece hospedada. Para os demais profissionais que desejam passar um período no Cenáculo, as inscrições podem ser realizadas no Setor de Gestão de Pessoas do HU, que acompanham os hospedes com atendimento psicológico, cuidando daqueles que cuidam de todos nessa pandemia.