Acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que realizaram estágio curricular de Gestão Universitária desenvolveram o Projeto Coração de Mãe. O mesmo contou com apoios especiais como do Projeto de Extensão em Pedagogia Hospitalar que é coordenado pelo professor Daniel Moraes Botelho, além de colaboradores da Casa da Gestante.

O Coração de Mãe tem o objetivo de oferecer para as mães internadas na Casa da Gestante um momento diferente onde elas sejam presenteadas com fotos durante seu período gestacional para que tenham essa bela lembrança eternizada. O projeto é desenvolvido uma vez no ano, mas não tem mês específico.

Foi realizado em maio de 2016 um evento com a participação de quatro gestantes que estavam internadas, na época, na Casa da Gestante.

Durante o dia, elas tiveram um momento de beleza, onde arrumaram o cabelo, fizeram as unhas e ganharam maquiagem para posteriormente realizar a sessão fotográfica.

O momento especial contou com a colaboração voluntária do fotógrafo Phillyp Almeida e da maquiadora Suelen Oliveira. As fotos foram entregues para as participantes juntamente com um DVD do evento.

Na Casa da Gestante o momento ficou registrado através de quatro quadros que foram colocados em exposição no hall de entrada da mesma, sendo que serão substituídos sempre que novas fotos se realizarem.