O projeto Primeiro Afeto que tem como objetivo a arrecadação de roupas, fraldas e materiais de higiene para bebês, foi organizado pelas estudantes do 3º semestre de jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel): Amanda Jaekel, Helena Rocha, Larissa Martins, Laura Amaral e Rafaela Tavares.

O projeto foi proposto pela professora Cristina Porciúncula, para a cadeira de Comunicação Comunitária e Cidadania. Foram arrecadadas aproximadamente 500 fraldas descartáveis, mais de 50 roupinhas, além de outros materiais de higiene.

A entrega foi feita na Casa da Gestante do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), e teve apoio da pedagoga do Hospital, Nívia Celoi Maia. A entrega das arrecadações fez a alegria das mães e das alunas, que depois de tanto esforço foram recompensadas com a alegria das mamães.