No segundo semestre de 2016, a IFMSA (International Federation of Medical Students Associations) Brazil UCPel desenvolveu o Projeto PalhaçoTerapia na Ala Pediátrica do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Porém, o grupo sabia que sua atuação não poderia parar. Sendo assim, esse ano eles retomaram o projeto com a realização de um trabalho ainda mais abrangente e com um novo nome. Agora eles são o SensibilizArte, e apresentam novidades.

O que é SensibilizArte?

Seu nome permite duas interpretações bem-vindas: a primeira envolve a intenção de sensibilizar através da arte, enquanto a segunda pode ser lida como sensibilizar-te, ou seja, sensibilizar a todos que de alguma maneira, têm contato com o projeto.
          Desde o início seu principal objetivo é a humanização do ambiente hospitalar e dos profissionais da saúde através da arte, contando com quatro frentes de atuação: música, artesanato, contação de histórias e a palhaçoterapia.

Nossa atuação acontecerá em diversas alas do hospital, não mais se restringindo apenas à Pediatria e, além disso, será aberta também aos diversos outros cursos que atuam na área da Saúde, tanto da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) como da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Como participar?

- Podem participar quaisquer alunos da UFPel e UCPel matriculados em qualquer semestre de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Técnico em Enfermagem.
        - Para se inscrever, é necessária a contribuição de uma taxa de 5 reais (deverá ser pago na etapa de seleção presencial).
        - As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail ifbrucpel.sensibilizarte@gmail.com até às 16h do dia 29/05, contendo os seguintes dados:

• Nome;
• Curso & Universidade;
• Semestre;
• Matrícula/Chave;
• Telefone.

Além disso, o candidato também deverá passar por outra etapa da seleção, agora presencial, contendo:

• Entrevista com perguntas pré-definidas;

• Exposição Criativa (sugestões: contar história, declamar um poema, cantar, dançar, mímica, desenhar, palhaçadas)

• Datas da etapa de seleção presencial no CAMPUS I UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373): Nos dias 29,30 e 31 de maio, das 18h às 20h. *As salas serão definidas posteriormente.

Algumas observações:

-Serão a princípio 32 vagas, sem preferência para qualquer curso ou qualquer semestre.
       - Todos os membros participantes receberão certificado de 4h para cada atuação, além de no mínimo 3 horas certificadas em razão de variadas capacitações.
       - As atuações serão mensais aos sábados ou domingos, no período da tarde. Após termos nosso grupo de atuantes formado, iremos montar as escalas de atuação de acordo com a disponibilidade de cada um.
       - É recomendável estar com todas as vacinações em dia.