Durante a manhã desta sexta-feira (14) o projeto “Valor à Vida” trouxe muita animação à Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Uma cabine fotográfica foi montada no setor e fez a diversão dos pacientes, pais e da equipe médica, que se revezavam para tirar fotos instantâneas – tudo com adereços como perucas, placas animadas, chapéus e óculos coloridos.

Desenvolvido por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Fonográfica, Pedagogia, Psicologia e Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com apoio da C&M Assessoria de Comunicação e Marketing, o projeto visa proporcionar um pouco de diversão aos pacientes e acompanhantes. A iniciativa contou com o apoio da Cabine VIP – cabine fotográfica, que atua em Pelotas há dois anos e meio.

A coordenadora do projeto, professora Cristina Porciúncula, destaca as ações desenvolvidas no Valor à Vida, como do Dia da Alegria, a Terça Musical e a Biblioteca Móvel, que circula pelos corredores da Pediatria promovendo a leitura. “O projeto busca promover o bem-estar dos pacientes, familiares e médicos, com o objetivo de humanizar as relações internas do Hospital”, afirma Cristina.

Aluno do 7° semestre da Psicologia, Matheus Baneiro salienta a importância do projeto, que ajuda a aliviar o ambiente hospitalar. “É engraçado, mas são as ações simples que fazemos que possuem uma receptividade maior por parte dos pacientes.Nós aprendemos muito e, ao mesmo tempo, oferecemos alegria e diversão às crianças”, diz Baneiro.

Ao lado dos pais Andrea e Rudi Machado, a pequena Luiza aguardava ansiosa para sua vez de ser fotografada na cabine. Aos oito anos de idade, Luiza sonha em ser modelo. “Ela adora participar de tudo que fazem aqui na Pediatria, ela vai às danças, brinca na sala de brinquedos, até as enfermeiras já dizem que a Luiza marca presença em tudo. Essas iniciativas ajudam muito na estadia aqui no HU, ela se sente bem”, afirma a mãe, Andrea.