Pediatra carioca visita a instituição nos dias 26 e 27 para conhecer projetos ligados ao aleitamento materno


O Hospital Universitário São Francisco de Paula – HUSFP da Universidade Católica de Pelotas – UCPel recebe nos dias 26 e 27 de abril visita do pediatra carioca Luis Alberto Mussa Tavares, que vem conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição na área materno-infantil. O HUSFP, que detém o título de Hospital Amigo da Criança desde 2004, esta sempre em busca do aprimoramento para cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e tornar-se exemplo do programa para todo o país.

Durante a visita, Tavares pretende conhecer alguns projetos como mãe-canguru, parto humanizado, sinaleira da amamentação entre outros para implantá-los na Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos, localizada na cidade Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Tavares pretende ainda produzir um material em vídeo para ajudar sua instituição a melhorar os índices de aleitamento materno nos bebês nascidos de parto cesárea.

Para o Diretor de Assistência do HUSFP, Dr. Sílvio Reis, a solicitação desta visita comprova a qualidade das ações desenvolvidas para atender com maior excelência a dupla mãe-bebê. “Temos projetos que são referências como Sinaleira da Amamentação e o Projeto Vida, que desenvolveu uma camisola especial para facilitar a amamentação logo após o parto”, lembra, ressaltando também que a instituição conta com UTI Neonatal, UTI Pediátrica e UTI Semi-Intensiva e atendimento diferenciado às gestantes de auto-risco.  

Palestra

O Dr. Tavares também aproveitará a visita para proferir palestra ao público pelotense no dia 26 de abril, às 18h30, no Anfiteatro do HUSFP, intitulada ‘O bebê prematuro: Amamentação e cuidado individualizado - Uma questão de direito’. Podem participar médicos, professores, acadêmicos e colaboradores da instituição. Tavares é pediatra, membro do Comitê Permanente de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno de Campos dos Goytacazes - RJ, cangurólogo e autor da Declaração Universal dos Direitos do Prematuro.