Das 51 unidades básicas de saúde do município apenas duas funcionarão durante o feriado de Carnaval. O restante fechou as portas nesta sexta-feira (12) ao meio-dia e só volta a atender na quarta-feira, às 8h. Com o feriadão prolongado dos funcionários a demanda do Pronto-Socorro de Pelotas deve aumentar significativamente. “A perspectiva é de PSP lotado e a população deve estar preparada para esperar”, afirmou o diretor-geral do PSP, Dr. Ernesto Sousa Nunes. Ele salientou que a equipe da unidade estará completa e que cinco médicos vão atuar em cada turno. Porém o número de pacientes deve dar um salto durante os quatro dias em que os postos de saúde estarão fechados.
O Secretário de Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, explica que as unidades, que geralmente não abrem durante os finais de semana, não atenderão segunda-feira (15) devido ao ponto facultativo realizado pela prefeitura e terça-feira (16) por causa do feriado. “Eu discordo que haverá espera, basta que a população se conscientize que somente emergências graves devem ser levadas ao local”, explica Isaías. As unidades de saúde dos Balneários dos Prazeres e Santo Antônio funcionarão normalmente.
Para amenizar a situação, a prefeitura realizará uma operação especial em que um ambulatório, com médicos e enfermeiros, será instalado no sambódromo. Além de seis profissionais por turno, a estrutura contará ainda com duas ambulâncias que vão estar disponíveis em caso de emergência.
A orientação do Executivo é de que a população entre em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do 192, nos casos em que o socorro possa ser prestado em casa. Além disso, o diretor do PSP orienta que as pessoas que estiverem no sambódromo procurem os postos de atendimento no local, em caso de emergências, e que os pacientes só devem ser levados ao PSP em último caso. “Se forem casos menos graves nós orientamos a população a esperar até a reabertura dos postos de saúde na quarta-feira”.