O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) teve o prazer de receber a visita do Dr. Renato Eick. Renato é Responsável pelo Atendimento dos Pacientes Renais Agudos Pediátricos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, além de ser Chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Moinhos de Vento e Chefe do serviço de Nefrologia do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Dr. Renato Eick foi recebido pelos doutores Franklin Correa Barcellos (responsável pelo serviço de hemodiálise no HUSFP) e Michel El Halal (UTI pediátrica do HUSFP).

A UTI Pediátrica do HU é a única da região equipada para realizar o tratamento por hemodiálise dentro da própria unidade. A instituição está dentro dos padrões exigidos pela AMIB, que é a Associação de Medicina Intensiva Brasileira. No ponto onde a norma da AMIB apresenta o “Acesso a Recursos Assistenciais”, consta: “o hospital em que a UTI está inserida deve garantir que o paciente receba assistência, por meios próprios ou terceirizados, na própria unidade”, aos seguintes serviços, que entre eles está presente “assistência clínica nefrológica, incluindo hemodiálise”.

A hemodiálise oferecida dentro da UTI Pediátrica é realizada com água tratada através de osmose reversa portátil, em pacientes acima de 10 kg. A hemodiálise é feita na própria UTI pediátrica, sem deslocamento do paciente, através dos mesmos procedimentos e equipamentos utilizados por outros hospitais de referência da capital do estado. A UTI adulta também recebe o mesmo procedimento. Tudo é feito na própria unidade.

O Hospital São Francisco de Paula possui capacidade técnica e clínica para atender a região sul em tratamentos relacionados à hemodiálise e é referência no sul do estado, sempre com foco na criação e aperfeiçoamento de recursos e serviços para melhor servir a população.