Foto: Igor Sobral / arquivo prefeitura de Pelotas

Chegou a hora de atualizar a caderneta de vacinação. Neste sábado (16/10) ocorre o chamado Dia D da Vacinação. Durante todo o dia, das 8h às 17h, além do Ambulatório Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Py Crespo, Fátima, Caic Pestano, União de Bairros, Areal 1, Sanga Funda estarão com as portas abertas para imunizar a população.

A ação ocorre em todo o país e faz parte da Campanha de Multivacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).

A Campanha tem o objetivo de facilitar o acesso às vacinas do Calendário Nacional, atualizar os registros nas carteiras de vacinação de jovens e crianças, além de buscar diminuir a incidência de doenças e contribuir para o seu controle, eliminação e/ou erradicação daquelas imunopreveníveis, que podem ser evitadas através da vacinação. A vacina contra a Covid-19 não está inclusa na lista de imunizantes disponíveis, pois faz parte de outro calendário.

Conforme a enfermeira Carolina Ferreira, coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel), a imunização é a melhor forma de prevenir as doenças. Manter a caderneta da criança atualizada é um ato de amor e de responsabilidade.

Mais prazo e vários locais

As crianças e adolescentes acompanhados dos pais ou responsáveis, poderão procurar, até o dia 29 de outubro, a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próxima de casa para atualizar a caderneta de vacinação. Os atendimentos nas UBSs acontecem de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min.

Conforme a prefeitura, com exceção das UBSs Salgado Filho, Cruzeiro e Pam Fragata, todas as outras Unidades receberão a população durante o período.

Documentação necessária

Para receber as vacinas durante a Campanha é necessário apresentar a Carteira de Vacinação da Criança ou Adolescente. O menor deve estar acompanhado dos pais ou responsável legal.