O objetivo é conscientizar, esclarecer e prevenir doenças, em especial o câncer de próstata. Com esse intuito a equipe de enfermagem do Saúde Ocupacional do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP) desenvolveu esta semana uma série de ações voltadas aos colaboradores da Sagres, empresa de agenciamentos marítimos.

A atividade foi realizada em conjunto com os profissionais de saúde e de segurança da empresa. A iniciativa, dirigida aos colaboradores do sexo masculino, envolveu a distribuição de informativos, fita alusiva à data e incluiu a realização do PSA, a análise de sangue que faz parte dos exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante o dia também foi verificada a pressão arterial dos colaboradores. Conforme a supervisora do Saúde Ocupacional do HUSFP, Bibiana Urdaniz a ideia é conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Ela cita atividades essenciais para manter a saúde em dia, como praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Daniele Saraiva Teixeira, técnica de enfermagem do trabalho da Sagres conta que os colaboradores ficaram bem contentes com a presença do HUSFP na empresa. “Esperamos contar com vocês em outras ações e que nossa parceria com a medicina do trabalho se mantenha firme e forte, pois só temos elogios ao trabalho de vocês", comenta.

A próxima ação com a empresa de agenciamentos marítimos já começou a ser formatada e deve ocorrer no comecinho do próximo ano, em fevereiro, quando a Sagres irá promover sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) .

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul foi lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.

Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.