Hoje (4) foi oficializada a elaboração do Projeto de Encadeamento Produtivo da Saúde, uma parceria entre o SEBRAE/RS, o Hospital Universitário São Francisco de Paula e a Santa Casa de Pelotas.
O evento aconteceu na sede da Regional Sul em Pelotas e contou com a presença dos diretores do Hospital Universitário São Francisco de Paula Dr. Edevar Rodrigues Machado Jr. e Adm. Maurício Romel Lopes Karini; do provedor da Santa Casa de Pelotas, Lauro Ferreira Melo, e do vice-provedor, João Francisco Neves da Silva. Estavam presentes também a coordenadora estadual do SEBRAE Saúde, Ana Paula Rezende, da gerente da Regional Sul, Rosani Boeira Ribeiro, e da gestora do projeto Marcia Helena Pedrotti Porto.
A técnica do SEBRAE/RS Marcia Porto explica que os projetos de encadeamento costumam ser elaborados para a indústria e esta é a primeira vez que o segmento da saúde recebe uma proposta desse porte. “Fizemos um levantamento e várias entrevistas com os fornecedores dos dois hospitais e, a partir disso, desenvolvemos uma série de ações para aumentar a produtividade e a autonomia das micro e pequenas empresas que atuam na área”, revela.
Conforme o levantamento do SEBRAE/RS, a quantidade de fornecedores que um hospital consome é imensa. “Não são apenas os medicamentos ou equipamentos específicos, mas há todo um leque de empresas que vai desde prestadores de serviços, como limpeza, alimentação, infraestrutura, até manutenção hidráulica, elétrica, informática, etc. Se você consegue suprir os pré-requisitos para atender este segmento está capacitado para muitos outros também. E é isso o que queremos mostrar aos empreendedores de Pelotas”, conclui a gerente regional Rosani Boeira Ribeiro.