O secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, acompanhado de uma comitiva, conheceu de perto o Laboratório de Simulação do Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no Campus da Saúde, no bairro Três Vendas. O espaço vai servir de embrião para um projeto que inclui usabilidade e avaliação de tecnologias para a saúde.

O projeto, com recurso de R$ 1 milhão, foi proposto pela UCPel e o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), em parceria com a empresa Lifemed. "Mais um espaço para qualificar a inovação na saúde, garantindo a melhoria da qualidade de vida dos gaúchos por meio de uma estrutura nova, integrada e disruptiva para a testagem de equipamentos, validação de projetos e ensaios de usabilidade", avaliou o secretário.

O local conta com recursos da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, através do edital Inova 2022. “A ideia é de que além de espaço para formação acadêmica o laboratório sirva também para as empresas da região que fabricam equipamentos eletromédicos, já que Pelotas é o maior pólo de fabricantes nesse setor”, explicou o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves .

O local também permitirá o uso para capacitação e reciclagem de profissionais de outras instituições de saúde, através de cursos fornecidos pela UCPel e pelo HUSFP. “Além do suporte na área de saúde é uma forma de diversificar renda e oferta de serviços”, detalhou Neves.

Após a avaliação e certificação dos serviços no laboratório, a fase final prevê o trabalho dentro do HUSFP, em uma unidade instalada no interior da casa de saúde.