O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Um gesto de solidariedade que pode transformar dor em esperança e salvar muitas vidas.
O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) é referência em captação de órgãos, atuando por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIDOTH). O trabalho é realizado com acolhimento e respeito, sempre em diálogo com as famílias, e em parceria com a Central Estadual de Transplantes. De acordo com especialistas, um único doador pode beneficiar diversas pessoas, possibilitando a chance de uma nova vida para quem aguarda por um transplante. No entanto, para que a doação aconteça, é fundamental que os familiares estejam cientes e autorizem o processo. Por isso, falar sobre o tema em casa e expressar esse desejo é essencial.
“O ato de doar órgãos vai muito além de um procedimento médico. Ele representa esperança e solidariedade. No HUSFP, cada captação é conduzida com responsabilidade e cuidado, entendendo a relevância desse momento para a família e, principalmente, para os pacientes que aguardam na fila de transplantes”, reforça a equipe da CIDOTH.
Neste Setembro Verde, o HUSFP reforça o convite à reflexão: dizer sim à doação de órgãos é dizer sim à vida.