O Hospital Universitário São Francisco de Paula está sendo beneficiado pela Campanha Troco Amigo da Panvel. No ano passado o HUSFP foi contemplado com mais de cem mil reais. Esta verba foi aplicada na compra de uma autoclave que proporcionou melhoria em todos os processos do Hospital. A Campanha Troco Amigo funciona da seguinte forma: Na Panvel, o troco das  compras pode ajudar o hospital da  cidade ou da capital do  estado. Além de cuidar do  bem estar, o cliente ajuda a melhorar a estrutura do  hospital.Para participar é muito fácil: nas compras feitas na Panvel, o cliente doa qualquer quantia do seu troco em dinheiro para os hospitais participantes, e  recebe um cupom comprovando a sua doação. No final do ano, o dinheiro arrecadado será investido em reformas, novos equipamentos e melhorias no atendimento dos hospitais das regiões onde a Panvel atua. Cada loja Panvel arrecadará doações para o hospital da sua cidade. Em Pelotas, a rede Panvel escolheu o HUSFP. A ação, que teve início no Natal de 2008, já angariou quase R$ 1 milhão para diversos hospitais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2011, mais de 936 mil pessoas colaboraram, totalizando R$ 373.986,53 em doações. Desde o começo do projeto, o Troco Amigo transforma a experiência de compra em um ato de solidariedade. Participando do Troco Amigo Panvel, o cliente está contribuindo para que o HUSFP possa ampliar sua qualidade nos serviços prestados a toda a comunidade de Pelotas e região.