A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Py Crespo, a Prefeitura de Pelotas, a Secretaria Municipal e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveram ação referente ao mês da criança. O evento anual foi retomado após ter sido interrompido nos últimos dois anos por conta da pandemia da Covid-19. A atividade contou com a participação do Chico, o mascote do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e reuniu aproximadamente 1 mil crianças do loteamento, localizado no bairro Três Vendas, Zona Norte da cidade.

A ação teve como objetivo proporcionar às crianças e familiares da comunidade um espaço de convivência e aprendizado. Além de lanches foram oferecidas aos pequenos atividades lúdicas e recreativas com desenhos para colorir, cama elástica, piscina de bolinhas e brinquedos infláveis. Para incentivar e ensinar as crianças sobre a escovação dos dentes uma boca gigante foi apresentada pelo curso de Odontologia da UCPel.

A atividade também serviu para vacinação contra a Poliomielite, com foco em crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Foram revisadas, ainda, as carteiras de vacinação dos pequenos e realizado o agendamento das vacinas atrasadas.

Brinquedos arrecadados

Uma ampla campanha de arrecadação de brinquedos precedeu a festa. No total, com empenho e união de várias pessoas e empresas foram doados mais de 900 brinquedos aos pequenos. Ao lado de outros personagens, como o Zé Gotinha, o Chico fez a alegria da criançada, que interagiu dançou e brincou ao longo da tarde com o mascote do HUSFP.