Alunos do primeiro e do quinto ano da Faculdade de Medicina da UCPel, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caic Pestano, promoveram na tarde desta terça-feira (11) uma grande festa aos jovens alunos da Escola Herbert de Souza. Pipoca, algodão-doce, sucos, pinturas em arte e brinquedos infláveis fizeram a alegria dos pequenos durante o evento alusivo ao Dia das Crianças, celebrado nesta quarta (12).

O Chico, mascote do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), participou da festa, que contou com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Pestano, de turmas da Medicina e da Associação Pelotense de Ginete Universitário. A médica da UBS Pestano, Aline Lisboa, destaca que a iniciativa tem o objetivo de “oferecer diversão às crianças e promover, ao mesmo tempo, melhorias na saúde e na qualidade de vida de cada um”.

Vestidos com fantasias, os alunos brincaram no pátio interno da Escola e acompanharam a contação de histórias infantis. O presidente da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) João Gilberto Wobeto, conta que o grupo promove diferentes atividades com foco em áreas como saúde pública, educação médica e direitos humanos, atuando para promover melhorias à população.
A diretora da Escola Herbert de Souza, Sirlei Kohn, agradeceu a iniciativa de levar diversão e saúde às crianças. “Esta educação em forma de festa é um oportunidade que muitos destes alunos não têm no dia a dia e isso faz uma grande diferença, é uma interação muito proveitosa entre os nossos alunos e os futuros médicos da Universidade”, afirma Sirlei.