Na tarde do dia 28 de dezembro, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, juntamente com o Vice-Prefeito, Idemar Barz e a Secretária de Saúde, Ana Costa, realizaram uma visita técnica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sanga Funda para que a mesma faça parte da Rede Bem Cuidar.

A visita técnica tem o intuito de conferir as adequações da unidade para possibilitar que ela faça parte do projeto, assim como a identidade visual, estrutura física, entre outros.

A Rede Bem Cuidar é um novo conceito em atenção básica à saúde. O projeto que tem parceria com a prefeitura visa, principalmente, o acolhimento do usuário das unidades, com ações de promoção e prevenção da saúde, querendo o bem-estar de quem passa pela UBS.

A UBS Sanga Funda é a primeira Unidade administrada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que faz parte da Rede Bem Cuidar.

Em janeiro de 2015 foi inaugurada a primeira UBS da Rede, no bairro Bom Jesus. As unidades que fazem parte da Rede possuem uma equipe de estratégia de saúde da família, proporcionando um ambiente aconchegante. Um dos diferenciais do projeto é a estrutura física dos espaços que possui ampla sala de espera, além de atendimento a nível demanda, ou seja, todos os usuários que comparecerem até a unidade irão ser ouvidos e atendidos. “A Rede Bem Cuidar quebra aquele paradigma de que os postos de atendimentos são pequenos, escuros, e não proporcionam um ambiente bacana. A Rede oferece essa estrutura diferente e ainda possui ações de integração", comenta a coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline K. Geppert.

No momento da visita, foi apresentado também o Mapa Inteligente, que mostra o mapeamento de diferentes tipos de usuários da Unidade. Desta forma, o atendimento feito em domicílio pode ser diferenciado e a Unidade tem a possibilidade de controlar os diferentes tipos de pacientes para ver as maiores necessidades da região em relação à saúde. O mapa tem divide os usuários como: idosos, gestantes, doenças crônicas, acamados, saúde mental, crianças de 0 a 6 anos, entre outras divisões.

Em março, a UBS será reinaugurada de forma simbólica para firmar a parceria da Rede Bem Cuidar com a UCPel e a UBS Sanga Funda.