O fechamento das unidades básicas de saúde da prefeitura não causou aumento no movimento dos postos administrados pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). Embora pacientes de outros bairros tenham procurado os locais em busca de atendimento, o número de pessoas manteve-se na média cotidiana.

Até mesmo o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), que deveria absorver muitos dos usuários vindos das unidades periféricas, manteve um movimento regular. “Tudo está andando nos padrões”, afirma a enfermeira-chefe Luciane Schiavon. Um dos fatores que segundo ela deve ter influenciado na queda da procura foram as chuvas que caíram durante praticamente toda esta segunda-feira (15).

Nas Unidades Básicas de Saúde administradas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do HUSFP, não foi registrado um aumento significativo no número de pacientes. No entanto, a recepcionista da unidade Nossa Senhora de Fátima constatou que cerca de 80% dos atendimentos feitos eram a pessoas provenientes de outras localidades, a maioria do bairro Navegantes e do Centro.

O médico Ari Lemos Júnior, que fazia plantão no posto Pestano na tarde de segunda, também ficou surpreso com o baixo movimento na unidade: “Nunca tinha visto o posto tão parado”, afirma. O sentimento foi compartilhado pela médica do posto do bairro Santa Terezinha, que dizia acreditar que o local receberia muitos pacientes, o que não ocorreu.

Escassez

Como era previsto, os estoques do Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) tiveram uma certa baixa com a chegada do feriadão. De acordo com a coordenadora do setor de captação, Eloíza Silva, embora os estoques de fator RH positivo estejam razoáveis, há apenas uma bolsa do fator negativo em reserva.

No entanto, houve uma surpresa quanto ao número de doadores durante a segunda-feira. Somente pela manhã foram recebidos 15 voluntários para o gesto, fato que trouxe satisfação para a instituição, acostumada a receber poucas pessoas durante a data.

Com informações do Diário Popular