Um momento especial para toda a Região Sul do estado. Foi essa a expressão escolhida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Giovani Cherini, para definir a solenidade especial ocorrida durante o Grande Expediente da Casa, na tarde da terça-feira (17), em Porto Alegre.

Dedicada a homenagear a Universidade Católica (UCPel) e a Diocese de Pelotas pelos aniversários de 50 e 100 anos, respectivamente, a sessão foi realizada por iniciativa do parlamentar Nelson Harter e contou com a presença do reitor da Universidade, Alencar Mello Proença, do chanceler e bispo diocesano, Dom Jacinto Bergmann, do vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, do diretor de Assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Dr. Silvio Reis, e diversos representantes da comunidade acadêmica.

Na opinião de Harter, tanto a UCPel quanto a Diocese destacam-se em seu papel na construção de uma sociedade íntegra por incentivarem o “aprimoramento dos cidadãos de bem”. “É importante que toda a população do Rio Grande do Sul tenha conhecimento da importância do trabalho dessas Instituições. São atuações que nos entusiasmam a defender nossa região”, afirmou o parlamentar, que também é pelotense.

Durante a sessão, outros deputados também fizeram uso da palavra e homenagearam a UCPel, a exemplo de Berfran Rosado, egresso do curso de Engenharia Civil da instituição, há 28 anos.

Agradecido pelas manifestações de carinho recebidas, o reitor Proença considerou a homenagem especialmente significativa por representar a sociedade gaúcha. “A Assembleia é a representação máxima do poder popular, por isso essa solenidade é de uma hierarquia extremamente relevante, expressa o reconhecimento do povo”, afirmou.

Condecoração

Duas placas e duas medalhas da 52° Legislatura foram entregues ao chanceler e ao reitor pela celebração das datas. O diretor de Assistência do Hospital, Dr. Silvio Reis, representando o "Chico" e seus colaboradores, também recebeu uma medalha como homenagem pelos serviços prestados pela Instituição à comunidade. O presidente da comissão especial organizadora dos festejos do 50 anos e diretor da Rádio Universidade (RU), professor José Maria Marques da Cunha; e a titular da prefeitura do Campus I, professora Clotilde Victória; também foram presenteados com medalhas.

Com informações da UCPel