UCPel Mais Saudável é um programa desenvolvido pela Universidade Católica de Pelotas para orientar as pessoas que desejam abandonar o cigarro e obter qualidade de vida cultivando  hábitos saudáveis.

Criado a partir de uma demanda da própria comunidade acadêmica, o programa dissemina informações sobre os malefícios do tabaco e orienta e incentiva as pessoas que desejam parar de fumar. O Programa foi exemplo para a proposta da Lei Antifumo para a cidade de Pelotas, aprovada pela Câmara de Vereadores em 2009. A portaria 183/2013 emitida pela Reitoria da UCPEL proíbe o consumo de produtos fumígenos em todos os recintos da UCPEL e de seus órgãos auxiliares.

O Dr. Roni Quevedo, que é o coordenador do Programa, informa que alunos, professores e funcionários da UCPEL, bem como de seus órgãos auxiliares (RU e HUSFP) e que desejam parar de fumar poderão entrar em contato através do fone: 21 28 8067 por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas – Programa de Prevenção ao Tabagismo.