O Programa Antitabagismo UCPel Mais Saudável, implantado há três anos na Universidade Católica de Pelotas, foi citado na reportagem “Homeopatia: aliada no desafio de parar de fumar”, no portal de abrangência nacional EcoMedicina. Parceiro da Organização Não Governamental (ONG) Sociedade de Homeopatia Ação Pelo Semelhante, o programa, coordenado pelo professor do curso de Medicinal, Roni Quevedo, realiza atividades em combate ao tabagismo na Instituição.

O site EcoMedicina aborda assuntos relacionados à Medicina e à Biologia. O foco da notícia é a disponibilização de terapia homeopática para alunos, funcionários e professores da Universidade que desejam parar de fumar. Quevedo, responsável pela atividade, vê a citação como um reconhecimento da ação realizada. “A partir dessa notícia, o UCPel Mais Saudável foi difundido na Internet. Recebemos diversos comentários de vários lugares do país, de pessoas interessadas na ação”, disse. “É uma forma de sair do nosso ciclo para ir por todo o país”. A luta agora, segundo o professor, é fazer com que a homeopatia seja possibilidade em qualquer posto no Brasil.

Coleta de Assinaturas

Outra ação realizada pelo Programa Antitabagismo UCPel Mais Saudável em parceria com a ONG Sociedade de Homeopatia Ação Pelo Semelhante é um apoio popular que busca coleta de assinaturas e números de CPF, manifestando apoio à Portaria 971 do Ministério da Saúde, que garante à população acesso à homeopatia, acupuntura e fitoterapia, por meio da implantação e implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). As assinaturas são colhidas durante as atividades do Programa e pelo professor.

Com informações da UCPel