O curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com o apoio do setor de Serviço Social do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), promoveu na sexta-feira (1°), o 1° Encontro Regional de Serviço Social. O evento contou com a presença de profissionais de cidades como Canguçu, Caxias do Sul, Pedro Osório, Piratini, Arroio Grande, Bagé e Porto Alegre.

As atividades começaram pela manhã, às 8h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera, com a abertura oficial do evento e apresentações artísticas. Já às 10h, ocorreu o painel “Discutindo Processos de Trabalho do Serviço Social”, com as professoras Rosa Maria Castilhos Fernandes, Vini Rabassa da Silva, da UCPel, e Jane Cruz Prates, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

À tarde, ocorreu uma apresentação artística do Projeto Ciranda da Associação Amar, em que crianças carentes tocaram músicas com instrumentos como flautas e violinos, emocionando o público. A Associação Amar é um projeto que trabalha com famílias de baixa renda do município de Pelotas.

Já às 14h, começaram as apresentações de trabalhos relacionados à assistência social. Foram 27 trabalhos expostos pelos participantes em cinco salas do Campus I da UCPel. A assistente social Aline Vaniel Radtke Bach, que mora em Pelotas, apresentou estudo sobre a instituição em que trabalha há nove anos. O trabalho tem como título “A Unidade Psiquiátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul: Uma Prática Inovadora e Humanitária”.

Aline destacou a importância da discussão dos trabalhos com outras assistentes sociais de municípios vizinhos. “Eu acho muito importante, pois abre portas para outras assistentes sociais conhecerem o nosso trabalho em São Lourenço do Sul. Essa troca de experiências é fundamental para o aprimoramento de cada profissional”, disse.

A programação seguiu às 18h, com o Programa de Redução de Danos. Para fechar o dia de atividades, às 19h, foi apresentada a palestra “Construindo novos olhares para a prática profissional”, ministrada pelas professoras Vini Rabassa da Silva e Rosa Maria Castilhos Fernandes.

Com informações da UCPel