A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe, nos dias 27 e 28, a visita de uma figura de renome internacional na área da arquitetura hospitalar. João Carlos Bross, diretor da empresa Bross Consultoria e Arquitetura, vem à Pelotas para conhecer as instalações do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) da Universidade, além de ministrar palestra para estudantes. O arquiteto falará sobre “Tendências nas Práticas de Saúde e os Impactos em seus Edifícios”.

A explanação será realizada no dia 28, às 18h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera. A entrada é gratuita, e direcionada a alunos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Hospitalar, Administração, Economia, Saúde e áreas afins. O assunto abordado por Bross aponta para uma prática integrada multiprofissional, focada no empreender e inovar sistemas considerados complexos, como os de saúde. “O tema é totalmente atual. Quando se pensa em um prédio de hospital, precisa-se unir as regras do edifício com as da ANVISA [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, destacou o diretor do Centro Politécnico da Católica, professor Paulo Guterres. Não possuir cantos de 90º e azulejos, e necessitar de tubulação de água diferenciada são apenas alguns dos exemplos citados pelo professor para ilustrar as peculiaridades das edificações de saúde. “São coisas que precisam ser pensadas de forma diferente”, disse.

Em sua passagem pelo município, Bross, que possui um currículo recheado com especialidade na arquitetura hospitalar, irá conhecer, também, projetos elaborados pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da Católica para o Hospital Universitário. O arquiteto visitará também as instalações da Lifemed S.A, da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Hospital Escola da Universidade Federal e terá uma audiência com o prefeito Fetter Junior. Bross cumprirá agenda no município acompanhado do presidente da Lifemed, Franco Pallamolla.

O palestrante
João Carlos Bross é arquiteto, formado em 1956 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor do Departamento de Produção e Operações Empresariais da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e da Saúde (PROAHSA). É professor da pós-graduação de Economia e Gestão em Saúde do Centro Paulista de Economia em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É membro da Academia Brasileira de Administradores Hospitalares e outras instituições internacionais. Fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). Foi membro da Comissão Científica dos Congressos Latinos-Americanos de Serviços de Saúde por cinco anos. Possui diversos artigos publicados em periódicos voltados à gestão e planejamento em saúde.

É consultor da Construtora Norberto Odebrecht Internacional (CNO) para projetos de redes de hospitais na Guatemala (América Central) e Angola (África).

Diretor da empresa Bross Consultoria e Arquitetura, fundada em 1960 e que executou trabalhos para instituições, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Hospital Santa Helena, Novo Hospital Beneficência Portuguesa São Paulo, Casa de Saúde Campinas, Centro Médico de Campinas, Hospital das Clínicas da UNICAMP, Hospital Walter Cantidio da Universidade Federal do Ceará, Hospital Português de Salvador, Hospital N. S. Mãe da Luz (PUC/PR), Clínica Multiperfil em Luanda/Angola, entre outras.

Fonte: UCPel