Na manhã de terça-feira (5), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a visita do prefeito eleito de Pelotas, Fernando Marroni. Participaram da recepção o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, as pró-reitoras Magda Westermann e Moema Chatkin, e o diretor-geral do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Márcio Slaviero. A visita teve como pauta o fortalecimento das relações entre a prefeitura e a UCPel, além de temas relevantes para o desenvolvimento da região, com foco em educação e saúde.
Segundo Marroni, o momento foi propício para ampliar as parcerias com a universidade. “Os desafios da cidade são grandes e muitos. Tenho certeza, pela conversa que tivemos aqui, que iremos avançar bastante nas áreas da saúde e da assistência. É um passo importante para o futuro do governo”, salientou o prefeito.
O reitor da UCPel também avaliou a reunião de forma positiva, destacando a oportunidade de apresentar ao futuro governo as ações que a universidade já realiza em Pelotas. “Queremos mostrar ao prefeito eleito Fernando Marroni que a Católica é de Pelotas, que se preocupa com a cidade e com a região. Estamos aqui, dentro das nossas capacidades, prontos para colaborar com o governo”, pontuou.
Bachettini também enfatizou o papel da UCPel, a maior escola médica do Rio Grande do Sul, no funcionamento da saúde municipal. A universidade é fundamental para a atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos atendimentos no Campus Dr. Franklin Olivé Leite. “Não queremos formar bons profissionais somente, queremos contribuir com a assistência à saúde da cidade e da região. Reuniões como essa são importantes para apresentarmos nossa atuação e, ao mesmo tempo, conhecermos as demandas da prefeitura. Assim, podemos desenvolver planos conjuntos e ampliar nossa colaboração com Pelotas.”