O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) é referência no atendimento a gestantes, com cuidados que começam na atenção básica à saúde, através do trabalho nas UBSs conveniadas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Conta também com a retaguarda da Casa da Gestante, com 14 leitos disponíveis para atendimento exclusivo a mulheres em gravidez de alto risco.

A Maternidade fica localizada no terceiro piso do prédio do hospital, com acesso através de elevadores. Conta com 31 leitos para atendimento através do Sistema Único de Saude (SUS). Após acessar a portaria do hospital a paciente, acompanhada por familiar, se dirige até o setor de Internação, onde é acolhida, preenche uma ficha e é encaminhada ao atendimento de uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas e assistente social.

Após a avaliação e constatado que chegou o momento do nascimento, a mãe é encaminhada para parto normal ou cesariana, de acordo com a prescrição médica para o caso específico. Enquanto o familiar que a acompanha providencia a ficha de internação, a paciente continua a ser atendida. A gestante conta com todo o suporte de salas e de equipamentos pré parto, parto e pós parto, tudo preparado com muito zelo e carinho para cuidar da mamãe e do bebê.

Salvo alguma necessidade de saúde, os bebês aguardam junto com a mãe a recuperação e a alta em uma das enfermarias preparadas para acolher ambos. Ali também a mamãe recebe suporte e orientação para a amamentação. Convém lembrar, ainda, que o Hospital São Francisco de Paula é reconhecido como Hospital Amigo da Criança.

Confira em vídeo todas as informações de acesso à Maternidade e à estrutura do HUSFP para gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).