O Dia das Crianças rendeu muitos momentos de alegria e descontração para os pequenos internados no Núcleo Pediátrico do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). A Capelania Hospitalar realizou Missa especial, com benção às crianças na sexta-feira (11) além de ações realizadas ao longo da semana por muitos grupos de voluntários na Pediatria e Maternidade.

Os alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que atuam na Sala de Recreação através do Programa de Extensão Educação na Comunidade iniciaram as atividades comemorativas ainda na segunda-feira (7) com o dia da fantasia e oficinas de pintura a dedo. Ao longo da semana promoveram pintura de rosto, oficina e teatro de fantoches, hora do conto, oficina de massinhas, jogos lúdicos, história maluca, cinema e entrega de brinquedos.

Ainda na sexta a Cabine Vip participou da comemoração, pelo 4º ano consecutivo, a convite do projeto Valor a Vida. Suélen Malicheski disponibilizou totem pela manhã para que crianças e familiares posassem para fotos. A tarde a gerente de uma das agências do Bradesco em Pelotas, Edejane Ribeiro Vaneira, e a funcionária, Vanessa Warnke, entregaram doações de brinquedos aos pacientes e ainda uma caixa especial que ficará na Sala de Recreação.

No sábado (12) o Grupo de Jovens da paróquia do Porto e o Grupo Samba e Sorriso realizaram ações de musicoterapia com repertório infantil para animar as crianças internadas e o Sensibilizarte ainda alegrou o dia dos pequenos com brincadeiras. Além destes, muitos outros grupos voluntários realizaram ações alusivas a data.

Chico na Comunidade

O Chico ainda participou das festas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde gerenciadas pela UCPel no Py Crespo, no dia 04 de outubro, e Fátima, no dia 11.

No Py Crespo a festa que, no início tinha proporções pequenas e era realizada no pátio da UBS, cresceu e hoje reúne mais de mil pessoas em salão do bairro. Os colaboradores da Unidade realizam brechós e rifas ao longo do ano arrecadando recursos para a promoção da festa. Pelo quinto ano consecutivo todas as crianças do bairro cadastradas na Unidade recebem brinquedo de presente e aproveitam o dia com salada de frutas, pipoca, cachorro quente, algodão doce, refrigerantes, balas e pirulitos além de pinturas de rosto, cama elástica e brinquedos infláveis. Os acadêmicos da UCPel realizam ainda atividades de lúdicas de educação em saúde com os pequenos.

“A festa é maravilhosa, nota mil. A equipe do posto está de parabéns, tanto no atendimento realizado no posto quanto na organização desta festa proporcionando coisas que as nossas crianças não têm no dia a dia", elogiou Janaina Torres, de 28 anos, mãe do pequeno Gustavo de 1 ano e 3 meses que aproveitou muito a comemoração.

No Fátima a festa conta com o apoio da comunidade e também é realizada com muito carinho e esforço pelos colaboradores da Unidade, proporcionando uma festa recheada de brinquedos e alimentos gostosos às crianças e suas famílias.

Grupo de Apoio

O Grupo de Apoio do HU encerrou a semana alusiva às crianças doando enxovais e brinquedos na Maternidade e Pediatria, na manhã desta terça-feira (14). As crianças menores receberam roupinhas para proteger do frio fora de época e os maiores bonecas e carrinhos.