Mais de 16 mil crianças de até cinco anos de idade foram imunizadas, no sábado (19), em Pelotas, contra a paralisia infantil, durante a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O número representa 79% do total (estima-se que existam em Pelotas 20.751 crianças nesta faixa etária), como a meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é chegar a, no mínimo, 95%, a Campanha foi prorrogada até sexta-feira (25).

As gotas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Munípicio e no Centro de Especialidades. A vacinação estará também a disposição das crianças nas UBSs do Hospital São Francisco de Paula, Santa Terezinha, Pestano e Fátima e no Ambulatório. “Estamos bem contentes, nossos números ficaram acima da média nacional e estadual, mas esperamos que aquelas pessoas que ainda não levaram seus filhos para tomar as gotinhas o façam até a sexta-feira”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes Reis.

A coordenadora disse que foi muito importante a participação das empresas de transporte coletivo urbano, pioneiras na Campanha de Vacinação. Maria Regina acredita que a presença delas foi fundamental para o resultado atingido. “As empresas disponibilizaram ônibus que funcionaram como postos de vacinação em locais nos quais não há Unidades Básicas de Saúde (UBSs), facilitando o deslocamento para os moradores destas localidades. Foi uma parceria muito importante que deve tornar a se repetir porque ganha toda a comunidade”, enfatizou.

Fonte: SECOM (com contribuição da Assessoria do HUSFP)