Nem a forte chuva da quinta-feira (10) tirou a boa vontade e a determinação dos acadêmicos da Liga de Nefrologia da Universidade Católica de Pelotas e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (Lane – UCPel/HUSFP).

Em uma ação especial pelo Dia Mundial do Rim, o HUSFP e os estudante de medicina alertaram a comunidade pelotense sobre os riscos das doenças renais e ofereceram ao público a oportunidade de fazer diversos tipos de exames.

O stand, montado no calçadão da Andrade Neves, despertou curiosidade nas pessoas que passavam, fazendo com que buscassem informações com os organizadores do evento. “Estou surpreendida com o atendimento dado pelos alunos, todas as minhas dúvidas foram esclarecidas e hoje vou pra casa satisfeita com os futuros médicos de Pelotas” afirmou a aposentada de 59 anos, Neiva Lopes.

Os estudantes realizaram mais de 400 atendimentos, através de serviços como exames de urina, glicose e colesterol, verificação da pressão arterial e distribuição de informativos sobre a prevenção e o diagnóstico de doenças renais. Os pacientes que apresentaram anormalidades nos testes foram encaminhados ao Núcleo Ambulatorial do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

O projeto, idealizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, tem apenas seis anos, mas a cada edição ganha mais adeptos. O tema trabalhado na campanha deste ano é “Proteja seus rins, salve seu coração”, focando na ligação das doenças reais e cardiovasculares.  Segundo os alunos da UCPel a informação é a primeira etapa para a prevenção, um diagnóstico no estágio inicial da doença faz toda a diferença.