Agosto é o mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Conhecido como Agosto Dourado, o período simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno e reforça o papel fundamental da amamentação para a saúde dos bebês e das mães. E neste ano, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) tem um motivo mais do que especial para celebrar.

É com emoção que compartilhamos a história de Mariana e Helena, um casal que, após 10 anos de união, decidiu aumentar a família. A chegada dos gêmeos Anna e Otto, nascidos na maternidade do HUSFP, foi cercada de amor, planejamento e uma decisão importante: as duas mães iriam amamentar. Profissionais da enfermagem, Helena e Mariana Hammes Laroque iniciaram ainda durante a gestação um preparo cuidadoso, com acompanhamento médico e orientação especializada, para que ambas pudessem participar ativamente da amamentação. Hoje, as duas se dividem nessa linda missão, oferecendo aos pequenos não apenas o leite materno, mas também afeto, conexão e segurança. “Estamos transbordando de amor e agradecimento por esse momento na nossa família, que temos muito orgulho de construir”, contou Mariana, também mãe biológica da Helena, de 11 anos, que agora celebra a chegada dos irmãos com carinho e alegria. “Deus é presente em todos os momentos não seria diferente nesse, estamos em êxtase e poder olhar para eles e ver o rostinho de cada uma de nós”, disse emocionada a mãe Helena. 

A história do casal inspira outras mães que vivem a intensidade desse laço tão poderoso. É o caso de Vanessa dos Santos, mãe de primeira viagem da pequena Maitê, também nascida na maternidade do HUSFP. “É uma conexão... é de alma. Só quem é mãe vai entender”, relata emocionada.

As histórias que nascem (e renascem) todos os dias em nosso hospital mostram que amamentar vai muito além da nutrição. É vínculo, é presença, é entrega. E neste Agosto Dourado, celebramos cada mãe, cada bebê e cada trajetória que reafirma nosso compromisso com o acolhimento, o cuidado e o respeito à diversidade de famílias. “Somos hospital Amigo da Criança, trabalhamos com nosso posto de coleta de leite e orientamos e incentivamos essas mães e bebês para a importância do aleitamento materno desde as primeiras horas de vida”, disse a enfermeira Silvana Tuchtenhagen.