Sob o slogan “Seja Compatível com a Solidariedade”, estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveram, no dia 27, Campanha de Doação de Medula Óssea. Realizada em parceria com o Hemocentro do município, a campanha teve lugar no Saguão do Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373), das 16h30min às 19h30min.

Para ser doador voluntário, basta ter entre 18 e 55 anos de idade e estar saudável. Foram colhidos 5ml de sangue no local para cadastro. O material será analisado, e, caso haja compatibilidade com algum paciente, o doador será consultado para confirmar se deseja fazer a doação. O procedimento é seguro e não causa qualquer problema à saúde do doador.

O que é
A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Na medula são produzidos os componentes do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. O transplante é recomendado à pacientes com leucemia, linfoma e anemia aplástica, doenças que afetam as células do sangue. Mais informações podem ser obtidas no blog da campanha: http://campanhasolidariaucpel.blogspot.com/.