As Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) dos Hospitais de Pelotas divulgam a programação oficial da Campanha de Doações de Órgãos, que será realizada de 21 a 27 de setembro. A campanha, denominada “Doando com Arte”, irá reunir atividades de cunho informativo e de lazer para a comunidade.

Participam da campanha as CIDHOTTs do Hospital Universitário São Francisco de Paula, da UCPel, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (FAU), da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, da Sociedade Portuguesa de Beneficência e pela Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE). O objetivo da campanha é comum a todas as CIDHOTTs: despertar na população a consciência da necessidade e da responsabilidade social de doar órgãos, sangue e medula. “Queremos, principalmente, diminuir a lista de transplantes, e assim salvar vida. Acreditamos que através da informação é conseguiremos captar novos doadores”, diz a integrante da CIHDOTT do Hospital São Francisco de Paula, Aline Wienke.

A campanha teve início oficial em 8 de setembro, com a divulgação da música tema na televisão, que após a passou a rodar nas rádios e na TV local. A composição da música contou com a participação do cantor nativista Joca Martins, que “emprestou” sua voz para a música tema da campanha e prestou total apoio a essa iniciativa. A música pode ser ouvida na íntegra no site do Hospital São Francisco de Paula (www.husfp.ucpel.tche.br).

Durante a semana de 21 a 27 de setembro está programada uma agenda repleta de atividades para fomentar a campanha. Confira abaixo o cronograma completo:

De 21 a 25 de setembro - Palestras em escolas locais

Durante o período os integrantes das CIHDOTTs irão ministrar palestras informativas em escolas públicas e municipais de Pelotas. A iniciativa tem como proposta a transmissão das principais informações sobre doação de órgãos, além de despertar o conhecimento sobre o tema desde a idade jovem, impulsionando futuros doadores.

22 de setembro – Audiência Pública

As comissões dos Hospitais irão participar de uma audiência pública sobre a temática da doação. A discussão será dará em torno dos principais pontos sobre o processo legal e burocrático da doação e abordará alguns dos principais entraves para a realização da doação dos órgãos.

A audiência é aberta ao público e será realizada a partir das 14h, na Câmara de Vereadores (rua Mal Deodoro, 806).

26 de setembro – Caminhada em prol da doação de órgãos
Está programada uma caminhada intitulada “Caminhando pela vida, diga SIM a doação de órgãos!”. A caminhada irá se estender ao Laranjal e irá percorrer os principais pontos da cidade, divulgando a campanha, a fim de mostrar à população a importância da doação, para salvar vidas.

A concentração de saída da caminhada será às 8h na av. Bento Gonçalves, esquina com a rua General Osório, no Posto Paulo Moreira. Os primeiros 100 inscritos irão receber uma camiseta. Na volta, do Laranjal, será disponibilizado um ônibus para trazer os participantes ao centro de Pelotas.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail pauloleivascaminhadas@hotmail.com. Cada participante deverá levar, no dia da caminhada, dois kgs de alimento não perecível.

27 de setembro – Doando com Arte

Marcado como dia Nacional e Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos, dia 27 de setembro, será realizado um grande evento na Praça Dom Antônio Záttera, na av. Bento Gonçalves, a partir das 14h: um desfile de moda em apoio a doação de órgãos.

O desfile será promovido pelo curso de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sob a coordenação da professora e coordenadora do curso, Ligia Osório. Os acadêmicos do curso foram responsáveis pela produção das camisetas oficiais da campanha, que serão apresentadas no desfile e em período posterior postas à venda. As camisetas estarão disponíveis a venda nas CIHDOTTs dos Hospitais participantes ou na ADOTE. O preço ainda não foi definido.

Junto da ação serão distribuídos materiais informativos sobre a campanha e realizada ações de conscientização para a sociedade. O Hemocentro de Pelotas também é parceiro da campanha e participará dessa ação, fazendo cadastro de medula.
No evento será exibido oficialmente o clipe produzido para a campanha, que contou também com a participação do cantor Joca Martins. O clipe estará à disposição para visualização posterior no site do Hospital São Francisco de Paula (www.husfp.ucpel.tche.br).