Alunos, professores, funcionários, autoridades, imprensa e comunidade se reuniram no Campus Dr. Franklin Olivé Leite, na manhã de terça-feira (13), para acompanhar a cerimônia de inauguração da piscina terapêutica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em seu discurso, o reitor, professor Alencar Mello Proença, destacou dois dos principais objetivos do projeto: ser um espaço acadêmico para atuação dos futuros fisioterapeutas e seguir a tradição da área de saúde da instituição no que tange a oferecer assistência da melhor qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não estou excluindo, de forma alguma, os atendimentos privados ou de convênios. Entretanto, queremos ressaltar que a piscina terapêutica será um espaço privilegiado para o SUS”, afirmou Proença, no que foi apoiado pelo capelão da Universidade, padre João Batista Storck: “Assim como Jesus foi instrumento para a vida, a UCPel continuará, através desse projeto, sendo instrumento para aqueles que procuram a cura do corpo e a saúde, principalmente os menos favorecidos”.

A cerimônia ainda contou com o discurso da coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Patrícia Giusti, e do diretor de assistência do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), médico Sílvio Reis. Ausente em função de uma viagem à Brasília, o chanceler da UCPel, Dom Jacinto Bergmann, enviou, por escrito, uma mensagem de saudação que foi lida ao público presente. Em seguida, os convidados acompanharam uma demonstração feita pelos alunos da Fisioterapia de alguns dos procedimentos que serão realizados na piscina para a prevenção e reabilitação dos pacientes.

A piscina terapêutica da UCPel está localizada na Clínica Fisioterápica, Campus Dr. Franklin Olivé Leite, avenida Fernando Osório, 1.586. Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128.8501.

Fonte: UCPel