O dia 15 de maio é o Dia de Combate a Infecção Hospitalar. Por isso, na segunda-feira (17), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), em parceria com a Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) realizou uma ação de prevenção para os colaboradores.

Os integrantes das comissões e demais profissionais do HUSFP percorreram os setores e com explicações simples buscaram trazer a tona o tópico, que segundo a enfermeira responsável pelo SCIH, Larissa Pereira, é de extrema importância o desenvolvimento do HUSFP. “O combate à infecção hospitalar é realizado diariamente pelos colaboradores, mas com essa ação queremos dar mais destaque ao assunto e reforçar atitudes, que na rotina podem passar despercebidas”, explica.

 A ação abordou assuntos como higienização das mãos com água e sabão, o correto descarte dos lixos e resíduos, o uso dos EPIs e também incentivou o uso do álcool gel. “Não há como falar em combate à infecção hospitalar, sem considerar aspectos relacionados à proteção do trabalhador. Por isso, foi de extrema importância a participação do SESMT nesta campanha”, afirma o responsável pelo SESMT do HUSFP, Mauricio Godoi. Na oportunidade, todos os recipientes de álcool gel do HUSFP receberam um adesivo para correta identificação e incentivo ao uso da substância.

Uma das propostas da ação foi eleger um colaborador de cada setor que representasse um elo entre o SCIH e o SESMT. Esse colaborador foi presenteado com uma camiseta especial da ação e auxiliará na fiscalização da rotina do seu setor, em parceria com a enfermeira responsável. “Esse colaborador será peça fundamental para a redução da infecção hospitalar”, afirma Larissa.

Segundo a enfermeira, durante a ação foi possível conversar um pouco com os colaboradores e saber das necessidades e apanhar sugestões válidas para melhor desenvolver as atividades. “A ação foi muito satisfatória, pois possibilita a integração das equipes com os colaboradores, oportunizando espaço para o diálogo focalizado nas melhorias no ambiente de trabalho”, complementa o integrante do SESMT e participante da ação, Igor Macedo de Barros.