Dentre os dias 11 e 19 de agosto, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), através da sua Gerencia de Risco, realiza uma série de palestras sobre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. O objetivo da ação é repassar aos colaboradores a importância da aplicação destas metas, que têm como propósito promover melhorias específicas na área de assistência. As atividades ocorrerão no anfiteatro da Instituição e na sala externa do Centro Administrativo do HUSFP, conforme cronograma disponível no setor de Gerência de Risco.

De acordo com a gerente de Risco do Hospital, a farmacêutica Margot Kaminski, serão abordadas as metas que já foram implantadas no Hospital e aquelas que ainda estão em processo de desenvolvimento. “Nosso objetivo é difundir soluções que visem a segurança do paciente”, disse. A enfermeira da Gerência de Risco, Bruna Timm, explica que a intenção é passar a todos os colaboradores do HUSFP a importância de se trabalhar uma assistência segura.

As Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente foram desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2005, com o propósito identificar os principais problemas voltados á tematica da segurança. Para mais informações ligue (53) 2128.8335.

Quais são as metas?

Meta 1 - Identificar os pacientes corretamente; Meta 2 - Melhorar a efetividade da comunicação entre profissionais da assistência; Meta 3 - Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância; Meta 4 - Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; Meta 5 - Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde; e Meta 6 - Reduzir o risco de lesões ao pacientes, decorrentes de quedas.