Há nove anos, as Farmácias Panvel é parceira do Hospital Universitário São Francisco de Paula na campanha Troco Amigo. A cada ano, o valor arrecadado pelo Troco Amigo aumenta, e em 2016 mais de R$ 152.000,00 foram doados. Este valor é destinado para a aquisição de equipamentos e/ou para melhorias na estrutura do HUSFP.

Por isso, esse ano viemos enfatizar que essas pequenas doações feitas nos caixas das farmácias Panvel fazem a diferença ao final de um ano. Com o valor doado no ano passado, foi possível adquirir para o Hospital alguns equipamentos de extrema necessidade para os setores destinados.

-Ventilador para o Centro de Tratamento Intensivo Geral: A equipe do C.T.I recebeu um pequeno treinamento para utilizar o ventilador, pois já era um equipamento conhecido.

-Incubadora para U.T.I. Neonatal: Modelo de costume com baixo valor de manutenção. O equipamento oferece conforto e segurança aos pequenos pacientes.

-Cardiotocógrafo (MAP): Equipamento que realiza a monitorização do bem-estar fetal nas pacientes avaliadas na maternidade e em trabalho de parto (quando necessário). Ele monitora a frequência cardíaca, movimentação fetal e uterina. “A maternidade do HUSFP recebe um alto índice de gestantes de alto risco, por isso a grande necessidade de equipamentos como esse", comenta a Dra. Francine Zanette. Com esta aquisição, o HUSFP conta com dois MAP's.

A pediatra Nélida Medronha comentou que os aparelhos da UTI neonatal são utilizados 24 horas por dia, todos os dias da semana, e que isso acaba dificultando a manutenção dos equipamentos. Por isso, a necessidade de se ter vários equipamentos, pois eles não podem ser desligados e deixados em espera para manutenção.

-Centrífuga Industrial: Equipamento muito utilizado na lavanderia do HUSFP.

-Central de Vácuo Clínico: Atende setores como as UTI's, emergência, centro cirúrgico, endoscopia, hemodiálise e outros. A central é formada por bombas, que realizam pressão negativa em uma rede canalizada até os referidos setores, proporcionando à equipe clinica a aspiração de secreções dos pacientes que estão em alguma condição de risco. Também é utilizada na assistência para paradas cardiorrespiratórias, intubação endotraqueal em pacientes que se encontram na UTI, endoscopias, e em várias outras situações.

O Diretor de Assistência do HUSFP, Dr. Edevar Rodrigues Machado Jr., salientou que parte do que foi adquirido é um alento que vem para somar. “Queremos estimular as doações, e agradecer o retorno da Panvel", disse Dr. Edevar.