No inicio deste mês, a nutricionista materno-infantil do Hospital Universitário São Francisco Paula (HUSFP), Rejane Radunz, participou do Curso de Sensibilização sobre as diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovido pela Secretaria Estadual da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Fêmina de Porto Alegre. A ação integra o Plano Estadual de Redução da Mortalidade Infantil, que tem como uma de suas metas, o aumento no índice de aleitamento materno entre recém-nascidos.

Segundo a nutricionista, o curso contou com a participação de representantes de vários hospitais do Estado, a maioria em busca de, além do título de IHAC, troca de experiências, aprendizado e reavaliação. O curso contou com a presença da doutora Keiko Terylla, consultora do Ministério da Saúde, que abordou os benefícios da amamentação, os dez passos de um Hospital Amigo da Criança - título que o Hospital possui desde 2004 – o processo de credenciamento e os benefícios que a Instituição credenciada adquiri.

Ela explica que o sucesso do programa no Hospital se deve ao atual monitoramento feito e ao  trabalho multidisciplinar realizado entre as equipes assistenciais. “Isto demonstra que estamos trabalhando não somente para manter o título de Hospital Amigo da Criança, mas também para que a cada dia possamos crescer no atendimento materno-infantil”, afirma.

Para o diretor de assistência do HUSFP, Dr. Silvio Reis, o curso representa uma grande oportunidade para o Hospital mostrar o grande trabalho que vem realizando junto às mães e bebês que utilizam os serviços da Instituição, para todo o Estado.  “Hoje somos exemplo na região no atendimento materno-infantil. Isto só é possível devido ao trabalho incansável de nossos profissionais, sempre em busca de práticas assistências qualificadas e humanizadas, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde”, destaca o diretor.