A técnica de enfermagem Iara Gomes foi a primeira profissional do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) a ser vacinada contra a Covid-19. Uma cerimônia simbólica promovida pela Prefeitura de Pelotas reuniu, na tarde desta terça-feira (19), representantes dos grupos prioritários que deverão receber a vacina nos próximos dias.

Iara é natural da cidade de Jaguarão e trabalha há 8 anos no HU. Desde agosto de 2020, atua na Enfermaria Covid-19 do Hospital, atribuição que desempenha com grande responsabilidade devido a importância deste atendimento para a população. “Me sinto também privilegiada pela confiança que o hospital deposita no meu trabalho”, diz.

Conforme ela conta, a área da enfermagem foi escolhida como profissão devido ao seu amor pelo próximo e respeito pela vida. Carinho esse, que demonstra nos mais diversos momentos de seu dia a dia de trabalho. ”Estamos lutando contra um vírus que não enxergamos e isso está sendo bem desafiador, mas estamos tendo um bom suporte, graças a deus”, avalia.

Para Iara, o começo da vacinação em Pelotas representa esperança por dias melhores. “Me sinto orgulhosa de ter sido escolhida, por estar na linha de frente e fazer parte de um hospital que valoriza a vida, e, principalmente, por fazer parte desse grupo que está ajudando outras pessoas a lutar pela vida”, diz.

Apesar das notícias animadoras, a técnica em enfermagem lembra da necessidade de manter as medidas de prevenção ao coronavírus. “A vacinação está muito no início, por isso é importante redobrar os cuidados, mas agora sabendo que falta pouco para poder dar aquele abraço tão esperado”.

O HUSFP também fará uma cerimônia para celebrar o começo da vacinação dos profissionais atuantes nos dois espaços destinados ao atendimento de pacientes Covid-19. A data e o horário serão divulgados na sequência do envio das doses pela prefeitura ao hospital.