Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, a Liga Acadêmica de Nefrologia (Lane) da Universidade Católica de Pelotas/Hospital Universitário São Francisco de Paula (UCPel/HUSFP) realiza a primeira Jornada de Nefrologia Lane UCPEL/HUSFP. A ação vai ocorrer no auditório Dom Antônio Zattera da UCPel, e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Segundo o presidente da Lane, Dionatha Kiak Liska, o objetivo do evento é reunir médicos palestrantes, renomados e com ampla experiência no ramo da Nefrologia para que possam contribuir na formação médica dos acadêmicos das principais universidades da região sul do estado bem como orientar a população em geral para a importância da prevenção das doenças renais. O grupo espera um público de cerca de 300 pessoas, entre alunos, professores e colaboradores.

A jornada é direcionada a comunidade médica, acadêmica e ao público em geral. “Julgamos este evento de extrema relevância tanto no âmbito institucional quanto público”, disse o presidente da Lane. Um dos destaques da programação é a palestra a ser ministrada pelo presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Elvino Barros. O médico possui doutorado em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP) e pós-doutorado pela Universidade de Harvard.

As inscrições podem ser feitas no saguão do Campus I ou na biblioteca do Hospital São Francisco de Paula. O valor é de R$ 15,00, mais 1 kg de alimento não perecível, que será doado a uma Instituição de caridade da cidade.

A Liga

A Liga Acadêmica de Nefrologia da UCPEL/HUSFP foi criada em 31 de agosto de 2009, sendo formada por estudantes de medicina do 3º ao 6º ano da UCPel. A entidade, filiada à Sociedade Brasileira de Nefrologia, tem caráter autônomo, civil e laico, não sendo vinculada a partidos políticos e sem fins lucrativos.

O grupo realiza suas reuniões no HUSFP, rua Marechal Deodoro, 1123 - sendo vinculada diretamente a UCPel, e tem suas atividades supervisionadas pela professora Dra. Maristela Böhlke e pelo professor Dr. Franklin Barcellos.

Seleção

Na segunda quinzena de setembro, a Lane irá realizar prova de seleção para novos membros da Lane UCPEL/HUSFP. Mais informações pelo telefone (53) 8129.2679.