Hoje (14) foi celebrada uma Missa com benção da saúde na Capela do Hospital Universitário São Francisco de Paula. A missa desta sexta-feira foi especial, pois teve a presidência feita pelo Arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergmann que comemora hoje 15 anos de ordenação episcopal.

Dom Jacinto Bergmann nasceu em 29 de outubro de 1951 na cidade de Alto Feliz, no Rio Grande do Sul. Em 14 de julho de 2002 foi ordenado bispo na Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, por Dom Jayme Chemello.

O Papa João Paulo II nomeou Dom Jacinto Bergmann bispo titular de Ausuccura e auxiliar na Diocese de Pelotas e assumiu a subsecretaria de Pastoral na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília, no ano de 2001.

Foi nomeado bispo da Diocese de Pelotas no dia 1º de julho de 2009 pelo Papa Bento XVI, sucedendo Dom Jayme Chemello. Assumiu sua posse em 27 de setembro de 2009. Em 13 de abril de 2011, a Diocese de Pelotas foi elevada a Arquidiocese e Dom Jacinto nomeado o primeiro Arcebispo Metropolitanto de Pelotas.