Entre os dias 26 e 30 de abril, o doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Mário Sérgio Medeiros Pires, participa de um curso de reciclagem e atualização em procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais de maior complexidade e porte no município de Araraquara, em São Paulo, considerado referência em cirurgias de grandes traumas e deformidades faciais.

Conforme ele, a oportunidade nasceu de uma parceria realizada, através do Dr. Mário Gabrielli, com a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) que possibilita a realização do treinamento cirúrgico, durante uma semana a cada dois meses. Durante o curso, os participantes acompanharão a rotina do serviço de residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) da UNESP, composta por cirurgiões de renome nacional e internacional.

Para Mário Pires, estes treinamentos são de grande importância para o HUSFP. “Criamos um canal direto entre o Hospital e um centro de referência da América Latina em Trauma de Face e Deformidades”, afirmou. Segundo ele, a parceria é tão positiva que o Dr. Gabrielli – que recentemente visitou o Hospital - continuará vindo a Pelotas. “Ele, que é um cirurgião de renome e com agenda concorridíssima, está nos dando um apoio inestimável por reconhecer nosso esforço de melhorar sempre e oferecer para nossa região um serviço de alto padrão”, revelou. “Isso alavanca nosso serviço e eleva o nome do nosso Hospital, além de proporcionar o contato com as técnicas mais avançadas da área, abrindo caminho para que estas se disseminem através do repasse para os colegas e alunos do município”, afirmou.

No mês de maio, Pires participará de um seminário no Rio de Janeiro, com o tema "O Trauma Avançado de Face", ministrado por cirurgiões de renome da América Latina. “Temos que entender que Pelotas está longe do centro do país, por isso, somos nós que devemos sair do imobilismo e ir atrás das coisas, caso contrário, nada mudará”, ressaltou. “Desde 2001, quando o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial do HUSFP foi criado, muito já se evolui em decorrência, principalmente, do empenho de nossa equipe em buscar novos conhecimentos e técnicas para qualificar os serviços oferecidos pelo Hospital”, finalizou Pires.