O Curso Pós-Técnico em Enfermagem Intensivista do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), teve ontem (2) a aula inaugural da sua primeira turma.

A turma foi recepcionada pela Gerente de Assistência do HU, Enf.ª Renata Casanova e pela Coordenadora de Educação Assistencial, Pedagoga Nívia Maia, que apresentaram aos alunos o papel do Hospital São Francisco de Paula no contexto da saúde municipal, bem como a dinâmica de andamento do curso, o conteúdo programático e o corpo docente.

A qualificação busca preparar os profissionais técnicos em Enfermagem para atuarem em Unidades de Terapia Intensiva e atender as exigências do mercado em um novo perfil de profissional, que necessita de conhecimento específico.

Para a Enfermeira Renata Casanova, a turma que inicia o curso Pós-Técnico em Enfermagem Intensivista é pioneira na busca de um conhecimento mais específico na área, tendo em vista que não existem cursos deste tipo na região. Salientou que até mesmo profissionais de Porto Alegre procuraram a qualificação, evidenciando o pioneirismo do HU.

A primeira turma deve estender seus estudos até o mês de junho, quando iniciarão os estágios em campo, na Unidade de Tratamento Intensivo Adulta do Hospital São Francisco de Paula, completando assim, 126 horas de qualificação específica em seus currículos.

Segundo a Pedagoga Nivia Maia, o sucesso desta qualificação é o início para oportunizar a realização de outros cursos dentre tantas áreas específicas de atuação dos Técnicos em Enfermagem. Dentre elas a instrumentação cirúrgica, o intensivismo pediátrico, urgência e emergência, etc.