Hoje (1°), a partir das 8h, será realizado o 1° Encontro Regional de Serviço Social, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Com o objetivo de promover a discussão e a qualificação dos profissionais e estudantes da área em relação às habilidades e competências da profissão, o encontro é uma promoção do curso de Serviço Social da UCPel.

“A intenção do encontro é ser o primeiro de uma sequência de atividades junto à Rede [de Assistentes Sociais da Universidade] e ao curso de Serviço Social”, disse a coordenadora da graduação, professora Cristine Jaques Ribeiro, ao adiantar que o evento deve auxiliar na promoção da garantia de um atendimento justo e igualitário para os usuários das políticas sociais.

A Rede à que Cristine se refere diz respeito à união de profissionais oriundos de setores como o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), as Unidades Básicas (UBS) da Santa Terezinha, Pestano e Fátima, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Escola, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), entre outros.

Programação

Após a abertura oficial e atividades artísticas, às 10h, ocorre o painel “Discutindo Processos de Trabalho do Serviço Social”, com as professoras Rosa Maria Castilhos Fernandes, Vini Rabassa da Silva, da UCPel, e Jane Cruz Prates, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Das 14h às 17h, serão realizadas apresentações de trabalhos e a roda de conversa “Compartilhando experiências”.

A partir das 18h, a temática em foco será sobre o Programa de Redução de Danos. Já às 19h, as professoras Vini Rabassa da Silva e Rosa Maria Castilhos Fernandes apresentam a palestra “Construindo novos olhares para a prática profissional”.

O local de realização do 1° Encontro Regional de Serviço Social é o Auditório Dom Antônio Zattera.

Com informações da UCPel