Após negociações com a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal e a Santa Casa de Misericórdia, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) assumiu a administração do Pronto-Socorro do município. A gestão inicia em janeiro de 2010, e vigorará por cinco anos. A proposta da Católica é de disponibilizar mais 20 leitos para o local.

As tratativas definiram também que a Santa Casa, que administra o atendimento em traumatologia desde 2008, passará a gerenciar também a Unidade de Pronto Atendimento Nível 3 (UPA 3), assim que for implantada.

O acordo foi firmado no dia 19, com a presença do Vice-Reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o diretor de gestão do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Elói Tramontin, o prefeito municipal Adolfo Fetter Júnior, o secretário de saúde Francisco Isaías e o secretário adjunto, Armando Manduca.

Desde 2006, a Católica participa da gestão do sistema de urgência e emergência do município, que dividia com a Prefeitura e Universidade Federal.

Fonte: UCPel